História

O surgimento do Município

Em meados do século XIX, o francês Durand chega e toma rumos do Rio José Pedro, e vai localizar-se junto ao córrego que, posteriormente, tomaria o seu nome. Como o povo tem inclinação natural para aportuguesar os nomes estrangeiros, adaptando-os à nossa fonética, o nome de Durand passou a ser pronunciado Durandé.

Tempos depois, surge um povoado nas cabeceiras daquele ribeirão, onde Durand tinha levantado algumas casas. O núcleo foi crescendo e atraindo novos moradores. Devido ao seu progresso, tornou-se se do distrito, transferida de Dores do Rio José Pedro.

Dores do Rio José Pedro era um povoado do município de Manhumirim, elevado a distrito em 1877. Como a lei que deu origem ao município não surtiu efeito, só em 1890 o distrito policial de Dores do Rio José Pedro foi elevado à categoria de distrito de Paz. Em 1923, sua denominação foi mudada para Dores do José Pedro e, em 1928, transferiu-se a sede do distrito para o povoado de Durandé, no mesmo distrito.

Um ano depois, recebeu o nome de Durandé. O Município foi criado em 1992, desmembrando-se assim de Manhumirim.

Forte produtor de leite e café, Durandé ganhou destaque Nacional devido a realização da FECALD - Festa do Café com Leite de Durandé, realizada anualmente na cidade.

Criação do Município

A criação de um município que foi se desenvolvendo atráves do tempo com a valorização de seu patrimônio cultural, artístico e artesanal que garantem a comunidade o exercício de sua memória e cidadania, o povo, seu maior patrimônio, resgata sua história relembrando o passado, com olhos voltados para o futuro.

Além desses, suas fazendas antigas, suas cachoeiras, a fauna e a flora outros atrativos que mostram a riqueza paisagística do município.

Tendo o café como base principal da economia do município gerando empregos, desenvolvimento e progresso atráves da venda do produto obtido ao natural ou industrializado, produzido com responsabilidade social e ambienta, valorizando ainda mais nossa cafeicultura.

Mas, é com a pecuária também desenvolvida, que produzimos o leite e seus derivados completando assim a mistura tradicional do café com leite que surgiu a festa prestigiada por todos nós do município e os vizitantes. E abençoada por Nossa Senhora da Piedade, patrimônio cultural do Município.

Galeria de fotos

Itens: 1 - 5 de 5

Contato

Câmara Municipal de Durandé Rua Antenor de Paiva Condé, S/Nº
Santa Edwirges
Durandé - MG
36974-000
(33) 3342-1124

Horário de Funcionamento: 08:00h às 11:00h e 13h às 17:00
camara@durande.mg.leg.br